2013

Física da Luz (2013)

aula 1

aula 2

Notícias

A Photon-Photon Collider in a Vacuum Hohlraum

                       

Depois de precisos 80 anos de sua proposição (em 1934), o processo   (fóton + fóton) produzindo um par (elétron + pósitron), trabalhado teoricamente por Breit e Wheeler no âmbito da QED, está próximo de ser produzido em laboratório. A criação de matéria a partir de energia ainda não foi viabilizada experimentalmente devido a dificuldades de se trabalhar com radiação de altíssima freqüência, na região dos raios-gamma.  Agora, com a proposta de um colisor de fótons, como descrito em detalhes no paper "A photon-photon collider in a vacuum hohlraum"  O. J. Pike et al. publicado no último dia 18 MAI 2014 na Nature Photonics doi:10.1038/nphoton.2014.95 , e as simulações de Monte Carlo que confirmam a factibilidade do experimento, com uma produção razoavelmente abundante de pares (e+ , e-), o projeto de 80 anos atrás pode se tornar realidade experimental. Este se preanuncia como um novo momento também para possíveis extensões não-lineares da Eletrodinâmica, com a interação fóton-fóton podendo ser controlada em laboratório. Vamos aguardar e seguir a implantação deste colisor fotônico e os resultados dos experimentos que serão aí realizados.

 

Placas Voltaicas

           Estamos chegando à Física da Luz. Apenas para ilustrar, em menos de 10 anos as placas fotovoltaicas (que utilizam apenas uma fração da energia do Sol que chega à Terra) dobraram sua eficiência, ou seja, produzem o dobro da energia por m2  . Em laboratório, pesquisadores da Universidade de Standford já desenvolveram novos métodos e compostos capazes de aumentar a eficiência dos painéis solares em mais de 100 vezes utilizando um maior espectro da luz solar.

         Em 20 anos, as fontes de energia renovável de baixo impacto como solar serão dominantes nos novos projetos e na renovação do parque energético ao redor do planeta. Isso será essencial para reduzir 2/3 das atuais emissões globais de CO2 oriundas do setor de energia para mitigar as mudanças climáticas. O tempo de construir novas usinas térmicas a carvão mineral já passou.

Eng. Tasso Azevedo

(O Globo junho 2013)

Attractive photons in a quantum non-linear medium

                É o trabalho experimental de um grupo do Harvard-MIT Centre for Ultracold Atoms, que mostra a possibilidade de formação de estados ligados de puros fótons.

             A idéia é produzir um meio com átomos de Rydberg, no qual a luz se comporta como formada de fótons massivos e a não-linearidade que o meio estabelece favorece a atração entre os fótons, que se ligam em estados de 2 fótons.

         A interação que aglutina os fótons é mediada pelos átomos do meio. Pode-se, assim, falar de um novo estado - nunca produzido antes - da matéria. É uma notícia muitíssimo importante para a Física e que deverá nos levar à abertura de novos caminhos na compreensão da relação radiação - matéria.

Mais informações aqui.

 

  

lncc-2.jpg

Ligue para: (24) 2231-3549 ou 2237-0625

Primeira Lei de Newton: Inércia - Brasil Escola

LEI DA INÉRCIA (Primeira Lei de Newton) - AULA 2 DINÂMICA - Prof. Marcelo Boaro

Me Salva! DIN02 - Dinâmica - Segunda Lei de Newton

2ª LEI DE NEWTON (Princípio fundamental da Dinâmica) - DINÂMICA - AULA 3 - Prof. Marcelo Boaro

Física - Leis de Newton: Conceito de força

Aula 71 Conceito de Força

Sistema Internacional de Unidades (SI) - Brasil Escola

Notação Científica, Sistema Internacional(SI) e Ordem de Grandeza - Prof. Boaro

Me Salva! DIN03 - Dinâmica - Terceira Lei de Newton - Ação e Reação

Leis de Newton: Terceira Lei de Newton -- Lei da Ação e Reação | Vídeo Aulas de Física Online