Conhecimento sem espaço político

A contradição de nossa época é a de que a Era do Conhecimento chegou e não protagonista nenhuma caminhada a propor a inserção do conhecimento no espaço político. Historiadores, sociólogos, pesquisadores, professores, alunos estão calados. Ninguém levanta uma bandeira.


— Que Mundo Mudo é esse?


A História espera algo do Mundo. A História não pode parar. A sua missão é a de buscar um destino. De nada adiantarão milhões de galáxias se um destino não for construído. Aos homens foi dado o direito de construir um futuro. Uma construção aos olhos da História.


No entanto, estranhamente, se tornou difícil visualizar a chegada da Era do Conhecimento. Filosoficamente, não nos debruçamos a respeito do significado da virtualidade. Nos dias atuais, apesar de multidões estarem conectadas por seus celulares, não se discute como a virtualidade antecede a verdade e a realidade. Vivemos em redes sociais com uma virtualidade descompromissada. A sua palavra-chave é fake news.


Economicamente, não conseguimos apresentar um plano desenvolvimentista baseado no investimento em conhecimento. Estamos em um conceito de produção arcaico. Pouco discutimos sobre o significado de economia do conhecimento. Socialmente, preferimos discutir a desigualdade do que o atraso. A noção de luta de classes prepondera. Não se formula um conceito de oportunidade social a partir do conhecimento.


Estamos num Mundo a funcionar a partir da folha em branco. O que acontece em 1 minuto na Web? 156 milhões de e-mails enviados, 16 milhões de mensagens no WhatsApp, 4,1 milhões de vídeos visualizados no Youtube, 3,5 milhões de buscas no Google, 900 mil logins no Facebook, 46,2 mil fotos postadas no Instagram, 452 mil tweets enviados, 751,5 mil dólares gastos em compras online. Mesmo assim, a comunidade conhecimentista permanece calada.


Então:


— Por quê, entre tantas denominações políticas, não se ergue um PC: Partido do Conhecimento?


— A multidão não vê a palavra conhecimento.


Um exemplo típico de que, só vê quem tem mente para ver, foi o acontecido com a Nebulosa do Caranguejo. Situado na constelação do Touro corresponde a uma explosão de Supernova registrada por astrônomos chineses e árabes e índios americanos em 1054. O interessante que embora fosse visível a luz do dia, a Europa não a registrou A explicação é a de que influenciada pela Bíblia a proferir o ‘céu imutável’ a época não conseguia registrar o evento. Somente em 1731 que o remanescente da Supernova foi descoberto na Europa pelo astrônomo John Bevis.


Esse é o nosso Mundo Mudo. A multidão não consegue dar um espaço político ao conhecimento. O sistema de ciência e tecnologia do país está em risco com a perda de verbas. O orçamento do CNPq para bolsas passou de R$ 1740,8 em 2013 para R$ 784,8 em 2019. A CAPES perde 50% de seu orçamento para 2020. E a comunidade científica ainda não encontrou sua veia de manifestação.


— O que fazer?


Por MELK

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Aonde está a Academia?

O Brasil é um conjunto de pequenos cérebros pedindo a serem alimentados. Seres no desejo de participar da Era do Conhecimento. Esperando que o vento do destino os leve a conhecer as equações que nos a

Primavera do Conhecimento

Estamos em tempos de mudança. Quando milhares de pessoas vão as ruas devido a um ensejo tomar contas de suas mentes. No entanto, o primeiro passo para mudar o sistema está em entendê-lo. Olhar para a

lncc-2.jpg

Ligue para: (24) 2231-3549 ou 2237-0625

Primeira Lei de Newton: Inércia - Brasil Escola

LEI DA INÉRCIA (Primeira Lei de Newton) - AULA 2 DINÂMICA - Prof. Marcelo Boaro

Me Salva! DIN02 - Dinâmica - Segunda Lei de Newton

2ª LEI DE NEWTON (Princípio fundamental da Dinâmica) - DINÂMICA - AULA 3 - Prof. Marcelo Boaro

Física - Leis de Newton: Conceito de força

Aula 71 Conceito de Força

Sistema Internacional de Unidades (SI) - Brasil Escola

Notação Científica, Sistema Internacional(SI) e Ordem de Grandeza - Prof. Boaro

Me Salva! DIN03 - Dinâmica - Terceira Lei de Newton - Ação e Reação

Leis de Newton: Terceira Lei de Newton -- Lei da Ação e Reação | Vídeo Aulas de Física Online