• Por Brasileirinho

Movimento Conhecimentista

O país necessita de encontrar determinação para fazer sua travessia à Era do Conhecimento. Se nada dramático acontecer os brasileiros vão ficar discutindo pautas jurássicas nas redes sociais. A maioria de sua população é pobre e trabalhadora, necessita de uma esperança. Ao direito de ascensão psicológica e social através do conhecimento.

O Brasil está deixando de perceber a distância cada vez maior que o separa do mundo. A sua educação e indústria estão defasadas. O país começa a se satisfazer em ser um empório de serviços e revendas. Uma transformação precisa ser feita. Estamos diante de uma Quarta Revolução Industrial e o país não pode perder sua ambição.

O Brasil é o país dos partidos políticos. Além dos 35 partidos registrados, existem 72 partidos em formação. Um dos mais populares é o Partido Nacional Corinthiano (PNC). Todos a procura de verbas e prestígios. Nenhuma a entender de que antes da criação de um partido deva existir um movimento social em torno de sua proposta.

O Brasil necessita de um movimento conhecimentista. China e Coreia do Sul são exemplos típicos de onde se constrói o futuro. Nos anos 1960 tinham o mesmo desenvolvimento tecnológico do Brasil. Hoje a diferença é gritante. Em 1978 o PIB chinês era de 150 bilhões de dólares, hoje 12,3 trilhões de dólares. Neste período 740 milhões de chineses ultrapassaram a linha da pobreza. O lucro da Samsung é cinco vezes da Petrobras.

O Brasil necessita sair de sua cruzada iníqua de Guerra Fria. Necessitamos de um novo esclarecimento a conduzir a nação. Algo a dizer a respeito do papel do conhecimento como elemento transformador. Como fazer a passagem de serviços e revendas à criação? Como retirar o país dessa dependência e o tornar autor na Era do Conhecimento?

O Brasil necessita de um movimento a o guiar para entrar na Era do Conhecimento. Neste século 21 o conhecimento é a mais decisiva das batalhas. O país necessita de uma estratégia para sua educação, ciência e inovação. Saber como as incentivar. Antes dos investimentos vem a orientação. Como encontrá-la?

Necessitamos de um movimento a não permitir que empresas como Petrobras, Vale, Embraer estejam dissociadas do crescimento científico-tecnológico do país. Em 2006 quem descobriu o pré-sal foram os engenheiros da Petrobras. Entretanto, ao invés de ser usado para desenvolver o parque industrial brasileiro o seu encaminhamento é outro. A Vale foi privatizada por FHC e está entregando nossas jazidas minerais como nosso conhecimento extrativo. Semelhantemente, a venda da Embraer irá provocar o desbaratamento da indústria de autopeças que a abastece.

O país necessita associar conhecimento e capital. Gerar conteúdo e vendas. A Vale, Embraer, Petrobras não podem se divorciar do país. Com a garantia dos bilhões de barris do pré-sal, a Petrobras não tem limite de crédito dos bancos. Levanta o quanto quiser. Portanto, em princípio, não existem limites para sua geração de conteúdo se tornar independente dos investimentos externos. Por que isto não acontece?

Existe uma inteligência nacional que não pode ser aprisionada. O país necessita de cuidar da geração de seu conteúdo nacional. Não podemos nos tornar a nação das prostitutas de serviços e revendas. Entretanto, falta-lhe encontrar seu espaço de luta. A liberdade que Tiradentes tanto procurou.

O Brasil necessita de uma marcha para o conhecimento. Um movimento a abrir as portas do país à Era do Conhecimento. Capaz de trazer um novo encaminhamento à sua educação e indústria. Não faltam partidos políticos, faltam movimentos a defenderem a geração de conteúdo nacional. Propostas de utilizar seu mercado em prol de seu desenvolvimento cultural.

Por MELK


6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Primavera do Conhecimento

Estamos em tempos de mudança. Quando milhares de pessoas vão as ruas devido a um ensejo tomar contas de suas mentes. No entanto, o primeiro passo para mudar o sistema está em entendê-lo. Olhar para a

Quatro Formas de Conhecimento

A saga do desconhecido chama o homem. Somos cercados por um mistério. A existência de um Universo colossal e a possibilidade de um outro lado da vida após a morte nos levam a uma procura além de nossa

lncc-2.jpg

Ligue para: (24) 2231-3549 ou 2237-0625

Primeira Lei de Newton: Inércia - Brasil Escola

LEI DA INÉRCIA (Primeira Lei de Newton) - AULA 2 DINÂMICA - Prof. Marcelo Boaro

Me Salva! DIN02 - Dinâmica - Segunda Lei de Newton

2ª LEI DE NEWTON (Princípio fundamental da Dinâmica) - DINÂMICA - AULA 3 - Prof. Marcelo Boaro

Física - Leis de Newton: Conceito de força

Aula 71 Conceito de Força

Sistema Internacional de Unidades (SI) - Brasil Escola

Notação Científica, Sistema Internacional(SI) e Ordem de Grandeza - Prof. Boaro

Me Salva! DIN03 - Dinâmica - Terceira Lei de Newton - Ação e Reação

Leis de Newton: Terceira Lei de Newton -- Lei da Ação e Reação | Vídeo Aulas de Física Online