Reitor da UFF avisa: Bolsonaro pode fechar as universidades!

Atualizado: 3 de Mai de 2019

Corte de 30% fere de morte as federais!


Com corte de 30%, 'risco de não conseguir manter a universidade aberta se torna real', afirma reitor da UFF


Com um bloqueio de 30% do orçamento , é possível que as universidades federais não consigam abrir as portas. A afirmação é do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.


Ele comanda umas das três universidades federais criticadas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub . Ele afirmou na terça-feira (30) que a UFF, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal da Bahia ( UFBA) sofreriam um contingenciamento de 30% de suas verbas por serem palco de eventos com " balbúrdia " e " gente pelada ".


No mesmo dia, o Ministério da Educação (MEC) divulgou notainformando que a medida se aplicaria a todas as universidades e institutos federais, e não apenas às três criticadas pelo chefe da pasta.


Em entrevista ao GLOBO, por telefone, o reitor da UFF explica que a situação orçamentária das universidades brasileiras já era complexa antes do anúncio do provável corte.


Na UFF, Nóbrega explica que a conta já estava no negativo em R$30 milhões, e que vinha "cortando na carne" para equilibrar os números. Agora, afirma o gestor, "o risco de não conseguir manter a universidade aberta se torna real".



Por Conversa Afiada



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aonde está a Academia?

O Brasil é um conjunto de pequenos cérebros pedindo a serem alimentados. Seres no desejo de participar da Era do Conhecimento. Esperando que o vento do destino os leve a conhecer as equações que nos a

Primavera do Conhecimento

Estamos em tempos de mudança. Quando milhares de pessoas vão as ruas devido a um ensejo tomar contas de suas mentes. No entanto, o primeiro passo para mudar o sistema está em entendê-lo. Olhar para a