• Por Brasileirinho

Quarta-feira de Cinzas

O Brasil é o único país no Mundo em que o ano começa após o carnaval. Durante quatro dias o verbo se faz carne; no restante se transforma em capital.

A revofolia terminou. Os blocos deixam suas fantasias. O dia seguinte chegou. O Céu na Terra, Escangalha, Que Merda é essa? , voltam para casa. Faz-se silêncio nas ruas. Voltamos à medíocre rotina. A do vício no dinheiro.

O capital carrega uma alma atormentada. A qual para fluir sem obstáculos assume a qualidade aética. Acontece que é ela que deve nos acompanhar pelo resto do ano. A sua obsessão pelo lucro leva os homens a interesses escusos e a uma moral sem ética.

Após o carnaval, o decorrer do ano é para sermos levados pelo monobloco capitalista. Somos capturados pelo capital, submetidos à sua lógica, ao seu interesse de acumulação. Os nossos passos ficam obrigados a seguir o modo de produção capitalista. Essa é a dança do índio, aquele que quer apito.

O capital é samba de uma nota só: lucro, lucro e lucro. Esse é o seu enredo. Nada nos resta, ou viramos foliões capitalistas ou, ficamos a sonhar com o próximo carnaval. A acreditar num novo acontecimento à existência humana. Existem outras coisas pedindo passagem. Ô abre-alas eu quero passar, ouve-se o bumbo da História.

Desta vez, não sabemos o quanto a multidão estará disposta a acompanhar o ritmo da Era do Conhecimento. As multidões precisam ser entorpecidas e o samba, o capital e a liberdade fazem isso muito bem. Como despertar a multidão ao conhecimento?


Por MELK


4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Faz escuro e eu só rezo?

Frei Betto escreve sobre a espiritualidade na pandemia: "Há um duplo aspecto nessa onda de misticismo. De um lado, a idolatria do capital (...) já que não se pode mudar o mundo, o negócio é ganhar din

Jesus era um cínico?

Ao instaurar, por suas palavras e atos, a ontológica sacralidade de todo ser humano, Jesus detonou uma revolução cultural que derruba todas as barreiras étnicas, raciais, sexuais e sociais. E abriu-no

lncc-2.jpg

Ligue para: (24) 2231-3549 ou 2237-0625

Primeira Lei de Newton: Inércia - Brasil Escola

LEI DA INÉRCIA (Primeira Lei de Newton) - AULA 2 DINÂMICA - Prof. Marcelo Boaro

Me Salva! DIN02 - Dinâmica - Segunda Lei de Newton

2ª LEI DE NEWTON (Princípio fundamental da Dinâmica) - DINÂMICA - AULA 3 - Prof. Marcelo Boaro

Física - Leis de Newton: Conceito de força

Aula 71 Conceito de Força

Sistema Internacional de Unidades (SI) - Brasil Escola

Notação Científica, Sistema Internacional(SI) e Ordem de Grandeza - Prof. Boaro

Me Salva! DIN03 - Dinâmica - Terceira Lei de Newton - Ação e Reação

Leis de Newton: Terceira Lei de Newton -- Lei da Ação e Reação | Vídeo Aulas de Física Online